domingo, 7 de outubro de 2012

Por que Sovina?

     Nesse post vou comentar um pouco porque o Blog se chamar "Sovina". Essa palavra é designada para uma pessoa que não gasta dinheiro, o conhecido popularmente como "Mão de vaca". E posso dizer que eu me encaixo bem nessa característica. Vejo muita gente reclamando que para fazer uma economia é fazer sacrifícios, mas no meu caso o sacrifício é gastar meu dinheiro. Para comprar qualquer coisa penso muitas vezes e no final quase sempre vejo que não preciso comprar e dificilmente me arrependo de não ter comprado, já no caso de comprar já me arrependi muitas vezes da compra.
    Diversão: o que acontece muito é de se imaginar que para se divertir a pessoa tem que gastar, mas isso não é verdade, no meu caso que gosto de esportes, aproveito fim de semana para jogar com amigos, olho na comunidade do facebook as festas 0800 para de repente curtir um showzinho gratuito, vou pra casa da minha namorada assistir um filme na TV, acho que to ficando velho, mas ultimamente é o meu programa favorito.
   Alimentação: se você prestar atenção o quanto gasta com alimentação o susto vai ser grande, o que eu descobri a algum tempo que além de saudável é muito relaxante cozinhar, todos os sábados pela manhã vou pra feira compro produtos baratos como verduras, grãos e uma carne barata. chegando em casa preparo todos os alimentos para a semana toda e congelo. Bem no final do mês meu gasto com alimentação não passa de 200,00. Isso sem falar na qualidade de vida pois como eu disse, descobri o prazer em cozinhar para mim mesmo.
   Academia: Faz muito tempo que não piso dentro de uma, não só porque acho um lugar muito chato, cheio de ego e musica ruim demais. Na minha cidade tem barras e paralelas na rua e essa tem sido a minha academia, tenho muito conhecimento da área da musculação, por tanto eu mesmo monto meu treino, a parte aeróbica não faço em esteiras como é feito na academia, corro na rua mesmo. E sinceramente eu não troco minha "academia" de rua por nenhuma outra, mesmo que fosse de graça! malhar a céu aberto é bem mais prazeroso.  
   Transporte: Aqui eu vejo a minha maior vantagem em relação aos outros investidores. Eu moro a poucos metros do meu trabalho, não tenho carro, ou seja não pago IPVA, gasolina, seguro, multa, revisão etc... Meu conselho é: Arrume uma forma alternativa de se transportar (grupos de carona, bicicleta ou sei lá, mas carro ao meu ver é algo fora de questão pra mim).
   Moradia: Outra vantagem que eu tenho entre os demais investidores é que vivo com meus pais e não tenho gasto algum aqui em casa, meu único gasto, como dito antes, é a minha alimentação. Aluguel é um gasto importante se você puder economizar, no final de alguns anos a diferença vai ser grande. Eu não vejo problema algum em morar com os pais, nós nos damos muito bem, eles ficam felizes com minha presença e eu fico feliz de não gastar nada, é uma relação perfeita, é chato as vezes a falta de liberdade, mas pesando na balança os benefícios de viver aqui compensam demais.
  Bem, resumindo a história, gaste com o que realmente se precisa, e sempre que gastar pensar nesse gasto, atualmente consigo economizar mais de 50% do meu salário e não posso reclamar da vida, faço tudo que gosto, creio que o segredo é valorizar as pequenas coisas da vida pois essas são de graça e realmente tornam a vida melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário