quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Adeus Eletropaulo!!

O último que sair apague a luz! 


      É isso mesmo pessoal! Acabou, the end, finito! Não teve jeito, eu estava acompanhando bem de perto, gostei de algumas atitudes tomadas pela a empresa durante esse período de vacas anoréxicas, mas nada adiantou, dei o tempo que achei necessário para a empresa mostrar força mas também não deu resultado. Então a minha única opção foi essa, me desfazer de todas as ações da Eletro Paulo, fiquei num grande prejuízo, mas ficar nela seria muito pior. O dinheiro recebido por essas ações foram prontamente distribuídos em outras duas empresas que tenho na carteira EZTC3 e GRND3.
     Bem, passou! foi um erro que cometi, não o de ter ações da ELPL4 e nem de ficar segurando por tanto tempo, não acho que errei nesses pontos, o erro foi ter entrado com tanto dinheiro de uma só vez em uma única empresa. Regra de ouro para quem está começando: Entre aos poucos em papéis variados. 
    Mas agora é bola pra frente, a carteira nunca esteve tão equilibrada quanto agora, creio que já já terei resultados bons devido a nova formação da carteira.  
    E aí pessoal, gostaram do que eu fiz? não? comentem aí! grande abraço a todos e até o fechamento de fevereiro!
     

19 comentários:

  1. Por que nao vendeu alguns meses atras que o ativo estava na casa dos 18 e foi vender loga agora na casa dos 9? Vai precisar do dinheiro? Comportamento tipo do sardinha hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma meu jovem! Vou lhe explicar. Alguns meses atrás a que vc se refere foi antes da empresa apresentar o resultado do 3ºTrimestre. Até então a empresa vinha mostrando uma melhora nos lucros, e o cenário vinha ficando favorável, ou seja, não havia motivo para vender, pois estava com ela esperando por essa melhora.
      Vendi agora na casa dos 9,xx pois os resultados não seguiram melhorando mesmo com um cenário bem mais favorável que antes, nos meus critérios era inaceitável um resultado tão ruim depois de tantas medidas para melhorar a empresa. Fiquei sem opção, pior seria ficar no papel na situação que ele se encontra agora. Pode ser que melhore? pode mas não vou pagar pra ver.
      Obrigado pela participação!

      Excluir
    2. Ops já ia esquecendo de responder outra pergunta sua. "Vai precisar do dinheiro?" R: não. Inclusive como disse aí no post eu já reinvesti prontamente em outras ações da carteira o dinheiro recebido pela venda de ELPL4.

      Excluir
    3. Se vai dormir mais tranquilo isto é o que importa. Quais foram os aprendizados com este investimento?

      Excluir
    4. Olá Sovina!

      Para ter vendido na casa dos R$ 9,00, só se você tiver vendido justamente no dia 17 de Fevereiro, pois foi o único dia que este ativo este com cotação acima de R$ 9,00, ou seja, você vendeu no topo máximo de 2016 ...

      De qualquer forma, o que nos faz enriquecer é investir em valor, esta empresa sempre teve fundamentos ruins, melhor aplicar em valor e desconsiderar a perda.

      Abraço

      VDC viverdeconstrucao

      Excluir
    5. Uó: Os aprendizados foram o que eu falei, não acho que seja um problema entrar numa empresa que não deu certo, isso pode acontecer, o grande problema é a diversificação, entrei com muita sede ao pote, isso não se faz nem com as melhores empresas da bolsa, ainda mais com a ELPL4 que estava passando por maus momentos.

      Viver de Construção: Vc está correto, falei que vendi por 9,xx pois foi o que o Uorrem Bife falou, eu não lembrava, mas olhei agora, a venda foi por 7,93. Não importaria o valor eu iria sair, a empresa não tem o que precisa para ficar na minha carteira. Concordo muito com vc, investir em valor é o que da certo, por isso prontamente reinvesti o dinheiro da venda em duas empresas que vem performando muito bem GRND3 e EZTC3.

      Obrigado por participarem

      Excluir
    6. Realmente, só a diversificação salva. Já vi papel meu ir de 20 reais a 2 reais, e um de 20 centavos a 2 centavos. Mas como tenho 45 papeis em carteira não fez mt diferença, rs.

      Excluir
    7. E isto ai Sovina, nao desanima.

      Se quiser adicionar meu blog, me fala, que te adiciono e seguirei mais suas postagens.

      Abraco

      Excluir
    8. Obrigado pessoal, vou adiciona-lo Viver de Construção!

      Excluir
  2. O aporte não foi em 2012 não né?

    Senão Sovina, sinto muito pela perda =S

    Abraços!

    JP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi em 2012. Meu preço médio era de um pouco mais de 20 reais por ação.
      Obrigado pela compaixão, mas não foi nada grave! Esse dinheiro vai voltar, e além disso como já disse a outros colegas da blogosfera, esse dinheiro é um dinheiro que não preciso, é para investir. É ruim? é. Mas nem tanto quanto parece.
      Obrigado pela participação

      Excluir
  3. Quanto foi a perda corrigindo a inflação e os dividendos do período?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela coragem!Não tive a mesma coragem que você.Tenho petro na carteira e fiquei vendo a mesma se deteriorar.Outra verdade é não fazermos grandes compras de uma vez.Quando entrei na bolsa foi com uma grande quantia em BB e a mesma estava nas alturas.Meu preço medio na mesma é 31,50.Vamos em frente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou sócio do BB, apesar da ação vir caindo bastante nos últimos tempos o lucro todo ano só sobe, mas ter uma carteira desequilibrada é um problema, mesmo tendo boas empresas. Petrobrás eu não acompanho muito, mas eu acho que o problema dela é algo muito sério! Esse é o problema de ter entrado com tudo nessas empresas, se tivesse entrado aos poucos dividindo o patrimônio entre outras boas empresas você poderia sair da petro (se vc achar que deve) sem problemas. Boa sorte, e haja com inteligência

      Obrigado pela participação

      Excluir
  5. Boa Sovina! Pense que seu dinheiro agora vai render bem por vc em grendene e eztc. DEmorei pra sair de stbp11 e saí com um leve prejuízo mas saí. Depois eu fui pensar. Sou muito besta de ter comprado UNIT. de agora em diante isso foi um sinal. Essa sua eletropaulo nem era ON tb. De eletricas eu tou na tractbel, equatorial e cemig. A que eu tou mais com o pé atrás eh cemig mas vamos ver, perdi quase 40% em cemig pelo meu preço médio, mas tou pensando em fazer um novo aporte pois acho que o mercado vai corrigir isso mais cedo ou mais tarde, a empresa ainda está boa e o PL tá menor que três, sem condições. TE adicionei no meu blog. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tractbel é muito boa! Eu acho que vc tem que dar um tempo para as empresas antes de resolver o que fazer, um ano ruim ou dois, as vezes são só momentos, mas as vezes (como no meu caso) não! Por tanto acompanhe de perto e boa sorte nos investimentos .
      Obrigado por participar!

      Excluir
  6. sovina fiz um post sobre seu post de uma olhada
    valeuu

    http://andreysallesjr.blogspot.com.br/2016/02/como-perder-dinheiro-no-mercado-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, já vi que vc não gostou da minha venda. Mas ok, quero mesmo ver a opinião diferente dos colegas aqui! Grato!

      Excluir