terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Resumo do Ano de 2015 - Perspectivas para 2016


        Olá meus nobres colegas de investimento. Como já é tradição vamos fazer o post de final de ano com uma revisão do que foi o ano de 2015 e o que esperamos para 2016.
        
2015:

     - Que ano estranho né pessoal? Bem, pelo menos para mim foi bem estranho, comecei o ano com uma cabeça e terminei com outra bem diferente, descobri de uma forma muito inusitada o meu prazer no trabalho, a minha missão no meu empreendimento. Algo que mudou a minha vida para muito melhor, hoje eu trabalho muito mais feliz e orgulhoso do que faço. Eu vou tentar aprofundar mais isso em algum post no ano que vem, só não posso garantir pois o Blog não é uma prioridade para mim, mas se der eu o farei.
    
     -Meus gastos pessoais que haviam crescido muito em 2014, deu uma significativa queda, to longe de ser o sovina que eu era, mas consegui cortar bastantes gastos.   
      
     - Nos investimentos, acabei fazendo um único aporte de 20k em dezembro. isso da uma média de 1666,66 por mês. Mas como foi um aporte único e no final do ano, os dividendos recebidos no ano não mudaram muito do ano de 2014. Recebi nesse ano de 2015 um total de 3.917,00 em proventos o que me da uma média de  326,00 por mês.
     
     - Quanto as minhas empresas em carteira, algumas mudanças aconteceram. A CRUZ3 teve que ser vendida pois a empresa resolveu sair da bolsa, uma pena pois era um ótimo ativo. A ELPL4 está por um fio, ela foi analisada de perto esse ano, não vendi ainda pois estou esperando o fechamento anual que só sai em 2016. Caso a ELPL4 não apresente um resultado que me convença irei me desfazer do papel e reinvestir o dinheiro em outros ativos.
     
    - No fim, resumindo, acho que foi um ano de poucas realizações mais de muito aprendizado.

Agora para 2016:

    - É o seguinte, já botei na minha cabeça, 2016 vai ser "o ano", vejo tudo dando certo, muitas realizações concretizadas. É isso, não tem como não acontecer tudo que planejo.

   - Pretendo diminuir ainda mais meus gastos pessoais.

   - Nos investimentos, vou equilibrar ainda mais a carteira e se preciso me desfazer de empresas que não correspondem mais minhas expectativas. ELPL4 principalmente

   - A quantidade de aporte para 2016 eu não vou mais planejar, mas com certeza será o máximo possível.

  - Quanto a dividendos eu vou dar um chute mais uma vez, creio que ao final de 2016 devo receber um total de 5.500,00 que da 458,00 por mês de média. Mas lembrando que tudo é reinvestido na compra de mais ações.

Antes de terminar o Post quero agradecer a todos da comunidade de blogs de finanças, de alguma forma eu continuo aprendendo com vocês, nem que seja o que não fazer hehehe. Mas é sério, agradeço mesmo a todos, espero que 2016 os blogs venham cheio de novidades e muito material bom para compartilharmos.

Feliz Natal a todos e 2016 é nois!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário