sexta-feira, 9 de agosto de 2013

1 ano de Bolsa !!!



     Pois é, 1 ano da minha carteira de ações, passou muito rápido! Muito aprendizado e um amadurecimento muito grande.
Como já comentei em outra postagem ( http://sovinamesmo.blogspot.com.br/2012/11/um-pouco-sobre-o-sovina.html ) Na minha família nunca ninguém se atreveu a mexer com bolsa de valores, eu não tenho formação em nada parecido com economia, mas sempre achei super interessante essa história de comprar e vender ações. 

     Sem me alongar muito, quero só revelar fatos interessantes dessa jornada que está apenas começando. 
    
    Antes de comprar o meu primeiro lote de ações eu fiquei 2 anos de fora só observando o mercado, lendo os fóruns principalmente do infomoney (hoje considero péssimo) e prontamente fiquei encantado com a possibilidade de ganhar dinheiro com dividendos e na época a ELPL era a menina dos olhos de todos, quando o papel bateu na casa dos 23,00 eu não tive duvida, comprei um caminhão de ações, aí quanto mais eu lia os fóruns mais a ação caía e mais ações eu comprava para baixar o PM, mas a queda continuava e eu resolvi comprar uma outra empresa que estava sendo massacrada BBAS na casa dos 18,00. Essa me deu retorno rapidamente, por sorte, repito: POR SORTE achei o fundo dela e acabei me dando bem! Dessa forma eu já percebi a importância de diversificar. 
  
   Até então não conhecia a maioria dos Blogs e blogueiros que hoje acompanho, posso dizer que ajudou bastante, tanto os que acertavam muito, quanto os que só faziam besteiras, Sites como o do Bastter refinaram ainda mais a minha forma de lidar com meus investimentos e facilitaram muito minha vida em relação a pesquisas de papéis. Hoje, quem me acompanha sabe, que apesar dos números estarem nesse momento contra mim, eu sigo firme, forte e muito confiante na minha estratégia e em breve colherei os frutos. 

    Um pouco de números: Em 1 ano eu investi 80.000,00 , meu patrimônio se encontra hoje um pouco a cima de 52.000,00.  Nesse mesmo período tenho uma carteira formada por 6 empresas que me retornaram em forma de proventos um valor perto dos 1200,00 o que daria uma media de 100,00 por mês. É bem pouco, mas é só o começo! quem sabe um dia esses 100,00 virem 10.000,00.

Obrigado a todos!

2 comentários:

  1. Olá Sovina !

    Tal qual você entrei na ELPL4 acreditando já ter encontrado o fundo, mas por não usar stop, deixei o papel continuar caindo e hoje só recupero o prejuízo deixando que o tempo se encarregue disto.

    Não estou me lamentando por deixar o papel cair e eu não vender, mas fica de aprendizado para os outros papeis. Já pensou que você poderia estar bem melhor ao adotar práticas como esta ?

    Vender a ELPL a 10 e recomprar a 6...

    Aproveitando, pq vc não tem um blogroll no seu site ? Ajudaria na visibilidade mútua dos blogs, no seu, trazendo tráfego pra cá e nos colegas. Pense nisto.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, isso foi meu pensamento no inicio, hoje minha cabeça é outra, foco em empresas boas que deem lucros consistentes, No caso da ELPL, entrei por motivos errados, mas me mantenho pelos motivos certos. Foi uma empresa, a até 2011, ótima. Apenas em 2012 teve um ano fora do comum, ainda não da pra dizer que ficou ruim segundo os meus critérios de tempo etc, como não vendo empresas que tenho e que considero boas, não seria a ELPL a exceção. Vender a 10 e recomprar a 6 seria excelente, mas agora é fácil falar depois que já aconteceu, não existem garantias que vendendo agora eu comprarei mais barato no futuro, o mercado no curto prazo reage de forma indefinida, deve ter gente que sabe operar com esses movimentos, mas eu não tenho essa capacidade e creio que 90% dos investidores pessoa física tb não sabem e recomendaria seguir meu exemplo.
    Quanto a blogroll eu não sei como faço isso, só bem leigo no assunto, se puder me ajudar eu faria sem problemas!

    ResponderExcluir