domingo, 16 de junho de 2013

Ser Sovina e ... (Viajar)

Mês de julho chegando aí, Copa das Confederações já está acontecendo e essa época do ano é muito comum as pessoas resolverem tirar suas férias neste período. Confesso que já fui mais aventureiro nessa vida e viajava bem mais antes de abrir minha própria empresa, antes não tinha grana mas tinha tempo de sobra, hoje tenho mais dinheiro porém me falta tempo. Mas dessa época de vacas magras e tempo de sobra pude(tive que) tirar as lições de como viajar e gastar pouco.



 As dicas que darei são pra pessoas que não ligam muito pra luxo nas hospedagens, para as pessoas mais aventureiras que gostam de conhecer muitos lugares e que não se importam muito onde vão dormir e sim onde vão ficar acordados curtindo!
Uma dica muito boa, que pra quem é solteiro não deve existir melhor, é viajar para os congressos estudantis. Principalmente os encontros nacionais de estudantes, a maioria dos cursos tem esses congressos. Geralmente o congresso é uns 100,00 incluindo as refeições, os ônibus da viajem são cedidos pela universidade, todas as noites existem as "culturais" que são festas organizadas pelos alunos da cidade cede. Todos estudantes ficam alojados na Universidade local com a opção de ficar acampado ou em salas com as pessoas da sua delegação, recomendo ficar acampado que é muito melhor. Já participei do ENEBIO, ENEEF, ENECS, ENEA. encontros nacionais de Biologia, Ed.física, Ciências Sociais e Arquitetura, respectivamente, Conheci muita gente do Brasil inteiro e viajei para Brasília, Viçosa-MG, Fortaleza, João Pessoa, Goiânia, Campo Grande, São Paulo, e outras cidades gastando realmente muito pouco. Já ia esquecendo, os congressos geralmente duram 1 semana. Qualquer duvida, procurem por essas siglas na internet que vocês verão como é o esquema!



A dica número 2 é a de aproveitar promoções relâmpagos que aparecem de vez em quando, mas tome muito cuidado, pois geralmente aparecem em horas inesperadas, e o planejamento antes de uma viajem é muito importante para se gastar menos. Mas dando um exemplo: Ano passado fui com um grupo de amigos para o Uruguai por 180,00 ida e volta, para ficar 1 semana. Lá ficamos em um albergue por 12 reais por dia, deu pra ir pra Argentina de barco e ficar lá alguns dias também em albergue pelo mesmo preço. Ao final da viajem fiquei sabendo que aquela foi a ultima que essa empresa aérea (Pluna) fez no Brasil, parece que faliu.

A dica 3 é relacionada com as primeiras, que é o planejamento. Não se deve decidir viajar em cima da hora, geralmente ao se fazer isso, se gasta mais e não se aproveita tanto, é prejuízo dobrado! Deve-se pegar o máximo de informações com quem já foi, pois estes podem te indicar os locais mais animados, mais baratos, melhores meios de transportes, localizações em geral, da para ganhar muito tempo e aproveitar muito mais. Essa dica é a mais importante tanto para quem quer fazer uma viajem mais aventureira e sem luxo, mas muito divertida como para quem quer fazer uma viajem mais tranquila e se hospedar em um lugar mais confortável. O planejamento antes é fundamental para economizar e para aproveitar mais sua tão merecida viajem.

E você, tem alguma dica de como viajar gastando pouco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário